8 passos para usar base perfeita

  1. PREPARE SUA PELE

    baseperfeita-1
    Toda boa maquiagem começa com uma pele bem cuidada e preparada. Eu diria que cuidar da pele é uma das coisas mais importantes para uma maquiagem de sucesso. O ideal é passar seu hidratante uns 5 minutos antes de começar a maquiagem para dar tempo da pele absorver. Se não esperar, sua base pode “deslizar” na sua pele e não fixar de forma adequada. Mesmo se você tiver pele oleosa, a hidratação é essencial. Se você usar um produto adequado a seu tipo de pele, a oleosidade será controlada e contida.

  2. PRIMER

    baseperfeita-2
    Para uma maior fixação da maquiagem, o uso do primer é super recomendado, principalmente para quem tem pele oleosa. O primer ajuda a igualar a textura da pele além de ajudar na fixação. Lembre-se de passar o hidratante e o deixar ser absorvido pela pele antes de passar o primer!

  3. USE O TOM CERTO DE BASE

    baseperfeita-3
    Uma das coisas mais difíceis é achar uma base que combine com seu tom de pele. Existem peles de tons rosados, amarelados, neutros (mais raro)… Então descubra o seu e inspecione bem a base que você for comprar. Muitas bases oxidam e escurecem depois de aplicadas e as luzes nas lojas costumam ser horríveis para fazer a sua escolha. O ideal é ver a base na luz natural. Para isso, aplique a base em uma pequena parte do seu rosto (na bochecha ou mandíbula é uma ótima área para testar a cor) e saia da loja para ver a cor na luz natural. Se não for possível fazer isso, peça para te darem uma amostra para testar em casa. A base deve ser da cor exata da sua pele, nem mais clara, nem mais escura!

  4. BOA ILUMINAÇÃO

    baseperfeita-4
    Sempre é bom fazer sua maquiagem num lugar com boa iluminação e um bom espelho (aqueles que ampliam ajudam bastante). Assim, você consegue ver bem sua pele e não exagera na quantidade de base aplicada. Você não quer parecer que está usando uma máscara, não é mesmo?

  5. COBERTURA IDEAL

    baseperfeita-5
    Não existe só uma maneira de usar sua base. Lembre-se disso! Às vezes queremos mais cobertura (para ir a uma festa, por exemplo) e às vezes queremos algo mais casual e leve. Para o uso no dia a dia, eu recomendo começar a aplicação no centro do rosto, concentrando na zona T, e “arrastando” a base para a parte externa do rosto, usando o mínimo de base necessário, apenas o suficiente para igualar o tom da pele. Lembre-se que a base não é feita para esconder as imperfeições, o corretivo está aí para isso!

  6. FERRAMENTA DE APLICAÇÃO

    baseperfeita-6
    1. Esponja
    2. Blender
    3. Pincel para corretivo
    4. Pincel para base líquida ou cremosa
    5. Pincel para base líquida
    6. Pincel para pó facial

    Eu, pessoalmente, uso pinceis para aplicar toda a minha maquiagem (só hidratante que eu passo com a mão, mas há quem use pincel também!). Pinceis ajudam a controlar a quantidade de maquiagem aplicada, sem desperdiçar ou absorver o produto. Base também pode ser aplicada com a ponta dos dedos, para uma cobertura mais leve (já que o calor dos dedos ajuda a espalhar o produto e o excesso fica nos dedos). Há quem goste, mas eu jamais recomendaria o uso da esponja para a aplicação da base. A esponja absorve muito produto, fazendo você gastar muito mais produto do que o necessário. O uso do “beauty blender” (tipo específico de esponja) é legal DEPOIS da aplicação com pincel ou dedos, para tirar o excesso da base e dar mais uma uniformizada.

  7. CORRETIVO

    baseperfeita-7
    Há quem passe o corretivo antes, há quem passe depois. Eu costumo passar antes, mas sem exagerar na quantidade, já que sei que ainda vai ter a base por cima depois. Se você não tiver certeza de quanto você deve passar, use o corretivo depois da base. Assim você pode controlar bem a quantidade e usar apenas o suficiente para cobrir a imperfeição. Nunca passe corretivo demais, já que com a textura grossa que costumam ter, podem craquelar ou ficar muito aparente a área onde você passou. Ao invés de usar muito corretivo, use os corretivos certos para o tipo de imperfeição que você está tentando esconder. Amarelo para olheiras roxas, rosado para olheiras azuis, verde para manchas ou espinhas vermelhas. Use um pouco de corretivo colorido por baixo do corretivo da cor da sua pele. Lembre-se: tudo em moderação!

  8. FIXANDO A MAQUIAGEM

    baseperfeita-8
    Recomendo sempre o uso do pó translúcido para a fixação da base ao invés do pó colorido. Pó é o que costuma dar a aparência de “reboco” numa maquiagem se você usar demais. Para evitar passar muito, use um pincel ao invés da esponja e aplique apenas na zona T e em baixo dos olhos. Pode ser tanto solto quanto compacto. Se você quiser uma super fixação (para uma festa ou algo assim) pode usar um spray fixador também.

Deixe uma resposta